quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Existe Ética no Futebol?

Edmundo e Gonçalves

Na tarde do último sábado, dia 14 de outubro de 2012, na partida entre Várzea e Bahia, o atacante Hélio da equipe da Várzea foi o dono dos holofotes, fez dois gols, mas o que mais chamou a atenção foi o gol de bunda que ele marcou. Após driblar o goleiro, ele insatisfeito abaixou e marcou de bunda. Já na manhã do outro dia, estivemos no Estádio e conversamos com jogadores e torcedores, o gol de Hélio estava na boca de todos. Uns alegavam que o lance foi uma afronta ao time adversário, outro afirmava que se tivesse acontecido com a equipe dele a coisa ficaria feia dentro de campo. A pergunta é a seguinte: “É certo ou não marcar um gol de bunda?”.

No futebol atual, quase nada pode mais, até os jogadores que driblam muito são perseguidos por todos os lados. Ninguém mais quer falar antes dos jogos, dá punição, pode incentivar a violência. Há pouco tempo, lembro-me de Viola e Paulo Nunes com suas intrigas, Marcelinho Carioca e Romário foram dois jogadores que colocavam fogo nos jogos, mas com o passar do tempo os que odeiam o futebol aos poucos trouxeram uma ética falsificada aos gramados e o espetáculo despencou ladeira abaixo.  Como é tedioso assistir aos jogos dos dias atuais, assiste a uma partida para ver, às vezes, uma única jogada bonita, muito pouco para um Nação que se diz ser o País do Futebol.

Nossa opinião, são esses jogadores que embelezam o futebol. Até hoje sorrimos ao ver ou em lembrar-nos daquele lance de Edmundo sacudindo a bunda enquanto o zagueiro Gonçalves assistia ao show particular. A mesma coisa acontece com os Árbitros, quando não mais existir as polêmicas envolvendo eles o jogo em si ficará ainda mais sem graça.

Qual a sua opinião sobre essa Ética no Futebol?

Nenhum comentário:

Postar um comentário