domingo, 21 de abril de 2013

Em amistoso a Seleção de Futsal de Paramirim vence Caetité

Seleção de Futsal de Paramirim
A Seleção de Futsal de Paramirim está se preparando para o 11º Campeonato de Futsal do Sudoeste, neste sábado, dia 20 de abril de 2013, fez um amistoso com a equipe de Caetité, na quadra da Praça Padre Benvindo, na ocasião dois atletas da cidade de Caetité integraram-se a Seleção de Paramirim. O jogo atraiu grande número de torcedores. A equipe que entrou em quadra só tinha o goleiro Nône como atleta local, sem falar nos jogadores Zoreia e Zafan, esses podem se considerar já filhos da nossa terra. Muitos torcedores resolveram protestar, pediam a entrada dos jogadores locais, à medida que o tempo passava iam-se trocando os jogadores, alguns torcedores mesmo assim continuavam a gritar, umas das frases sempre repetidas: “Duas equipes de Caetité estão jogando, cadê a de Paramirim?” O jogo terminou com a vitória da Seleção de Paramirim pelo placar de sete a quatro, gols de: Zafan (3), Zoreia (2), Fábio (1) e Dê (1).

Os torcedores fizeram o que os agradavam, esse é o papel do torcedor, o que não pode é a violência, ainda bem que não a teve. Alguns diziam que a Seleção deveria ser só de jogadores locais, talvez sim, mas quando há um evento musical em nossa terra que o Executivo não traz atrações de outros municípios, o que acontece, aconteceu no carnaval deste ano, muitos vão para outras cidades, ou fica em casa dormindo ou vendo televisão. Se nesse jogo só tivessem jogadores locais, será que o público seria igual ou maior? Com a vinda desses jogadore, os da terra terão que se esforçar para ganhar a sua vaga. Na partida já deu para notar a vontade deles, bem maior que na partida do sábado anterior. O nível aumentou bastante, quem não se empenhar nos treinos ficará para trás.

Outro ponto que merece ser aprofundado é a questão levantada por muitos torcedores: “A Seleção só deveria ser de jogadores locais”. Expulsa as pessoas que não nasceram em Paramirim e veja o que sobra do município. São Paulo é o que é hoje graça aos migrantes e imigrantes que para lá foram. Eu mesmo nasci em Érico Cardoso, atualmente resido em Paramirim, considero-me tanto daqui como de lá. Deixemos desse protecionismo ilusório, isso só faz crescer a preguiça e a corrupção.

O técnico Fabinho juntamente com a Secretaria de Esporte acertam em agir desta forma. Retire Zafan e Zoreia do nosso futebol nos últimos cinco anos e veja o que teríamos. Nada, ou quase nada. Se nosso futsal hoje tem brilho, algo a comemorar, é graças aos dois. Pode ter certeza, essa proteção aos nossos jogadores no longo prazo será prejudicial.

Mesmo sabendo de tudo isso, ainda assim damos razão aos torcedores, pois são eles quem faz o espetáculo.  Se acharem por bem torcerem contra, que torçam. Se se discordam da opinião do técnico ou da Secretaria não deixem de não o fazer. A graça do futebol esta em tudo isso, apaguem esses atos e não sobrará nada deste esporte.

Se as dependências da quadra estavam cheias de pessoas é porque o público apoia, mesmo eles dizendo o contrário.

Viva a democracia no esporte!

Caetité Futsal


Nenhum comentário:

Postar um comentário