segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nenê é jogador do Formiga

O atacante Nenê é o mais novo contratado da equipe mineira Formiga, time este que disputará a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A equipe de Formiga é do Município do estado de Minas Gerais denominado também por Formiga. Segundo comentários, o pessoal de lá gostou muito do atacante paramiriense.

Curiosidade:

Por que a cidade chama-se Formiga?

Segundo a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que a corta. Conta-se que um grupo de tropeiros passando pelo caminho, resolve fazer paragem à beira do rio. Durante a noite, seu carregamento de açúcar é atacado por formigas. Dado esse episódio, resolveram nomear o rio de Rio Formiga.

A origem do nome também é atribuída a Inácio Correia Pamplona, que equiparou os penedos da região, aos Ilheus Formigas nos Açores.

A versão histórica mais aceitável, é que a origem do nome da cidade é proveniente dos índios e escravos fugidos que passavam pelo local. Considerando que a Picada de Tamandua a Pium-í visava a redução do caminho, é de se pensar que havia trânsito constante também de índios e escravos fugidos pelo caminho. Foram estes então, que deram nome ao rio que, posteriormente, deu nome ao povoado que se ergueu. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga_%28Minas_Gerais%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário